29 outubro 2009

21 Como Fazer Farinha Integral....

 Eu sempre achei exagero o preço da farinha integral,aliás,tudo que é integral custa mais,por quê???Sinceramente não sei(?).Assim como todos produtos diet,é uma loucura o preço.Tenho um irmão diabético e sinceramente,quando vou comprar alimentos diet fico surpresa com os preços,até hoje não entendi porque tudo que é diet custa mais caro!E muito mais caro!!!!Por isso quando uma amiga que fez gastronomia me ensinou fazer farinha integral,adorei a idéia e desde então nunca mais comprei farinha integral pronta,eu mesma faço.(muitas vezes compramos pão integral e nem sabemos se é mesmo integral,já  soube que às vezes a cor é devido ao pó  de café que adicionam aos pães).Claro que nem todos agem desta forma,mas eu tenho minhas dúvidas sempre que compro algo integral...Muitas vezes compramos gato por lebre.Para quem  quiser aí vai a receita e fica mto boa,igual àquela que é comprada por um preço absurdo.Eu já fiz várias receitas e foi aprovada.
Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo branca;
2 xícaras de farelo ou fibra de trigo;
2 colheres (sopa) de gérmen de trigo;
Misture tudo bem e está pronta sua farinha integral.Use em suas receitas a vontade!

28 outubro 2009

4 Manjerona e Manjericão


Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a manjerona, também conhecida como amáraco.
          A mitologia grega faz referência à manjerona como a erva preferida de Afrodite, a deusa do amor, que a teria usado para curar as feridas de Enéias.
          O povo grego considera a planta como simbolo da felicidade.
          Usada na Antigüidade como afrodisíaco, também apresentava propriedades relaxantes: o poeta Virgílio destaca seus poderes para favorecer um sono repousante e tranqüilo.
 De odor penetrante, sabor quente e levemente picante, a manjerona pode substituir o tomilho (ou ser combinada com ele) em algumas receitas, sendo o condimento preferido para temperar assados, molhos para carnes, costeletas, etc. Nas pizzas e molhos de tomate, cumpre com louvor a função do orégano. É preciso observar, porém, que a manjerona é mais doce e perfumada que estas ervas.


Fonte: Rose Aielo Blanco (http://www.jardimdeflores.com.br/)

O manjericão também tem suas lendas e crendices.Cultivado por gregos e egipcios,ainda hoje é usado em diversos pratos,pelo mundo todo.Os italianos consideravam a erva do amor.Os gregos tinham a planta como a "rainha das ervas" e também como simbolo de luto.

Eu tenho meu canteiro onde procuro cultivar algumas ervas,entre elas está a manjerona e o manjericão e estou tentando que minha hortelã sobreviva ao ataque de fungos...

27 outubro 2009

1 Sobrou Cebola???

Se sobrou cebola,evite que ela resseque,passando um pouco de margarina na parte já cortada e cubra com papel-filme,antes de guardar na geladeira.

25 outubro 2009

1 Camarão ao Bafo Fresquinho!!!


Ontem visitando o píer dos pescadores,tive uma agradável surpresa ao ganhar de um amigo camarões  vermelhos fresquinhos  ,que estavam descarregando do barco que tinha acabado de chegar.Eu vou confessar que alguns anos atrás eu não comia camarão,nem provar eu queria.Bom, vou contar como foi que comecei a gostar.Recebemos um convite para jantar,ia ser um prato surpresa que tinham aprendido em uma viagem de férias.Ao chegar,adivinhem qual era o prato principal?Camarão ao bafo e camarão ao leite de coco.Eu fiquei sem jeito de dizer que não gostava(mesmo sendo amigos,achei indelicado) e aos poucos fui criando coragem e ....surpresa!!!!Não era ruim não,hahahahh,foi assim que me tornei mais uma a apreciar esses crustáceos.Logo depois minha amiga lembrou e ficou se desculpando,mas eu agradeci e no final rimos da situação,que muitas vezes,em outros jantares  foi lembrada!Então quando ganhei de presente,fresquinhos,logo pensei,hoje vai ser camarão ao bafo!Mas ainda guardei para fazer soltinho,que aliás é do jeito que mais gosto.( Quem diria hein?)
Para quem gosta de camarão,aqui temos a sorte de às vezes conseguir fresquinhos,mas nem sempre é assim,já que nunca tem dia certo para os barcos chegarem.
Ultimamente não estou sendo uma boa fotógrafa,mas mesmo assim aí vai o registro,só para dar àgua na boca de quem aprecia o prato,(ou os bichinhos esquisitos ,rsrsrsr).E se tiver alguém ainda que não provou camarão ou qualquer outro prato,prove antes de dizer que não gosta!!!!!


 Foi com muita alegria que recebi este lindo  selo indicação do meu amigo Pierre do blog: Le fouet furieux,um blog super interessante que vale a pena dar uma olhada.Obrigada Pierre.As regras são para indicar 7 blogs,eu confesso que todos  que eu sigo são maravilhosos e então vou  deixar para todos.E quanto a falar de mim,não sou boa nisso,por isso vou pular esta etapa também.As "regras"que me perdoem rsrssrr.

Copiei a parte inicial para que todos saibam  o que representa o selo.
"Mas o quê é o Kreativ Blogger Award?


É um reconhecimento da blogosfera ao trabalho uns dos outros. Para ter o selo no blog, há uma lista de 7 itens e duas tarefas a serem cumpridas. São elas:

1. agradecer a pessoa que te indicou;

2. copiar o logo e colocar no seu blog;

3. linkar a pessoa que te indicou para o prêmio;

4. listar 7 coisas sobre você (que possam achar interessante);

5. indicar outros 7 blogs para o Kreativ Bloggers;

6. postar links dos 7 blogs indicados;

7. deixar um comentário em cada blog para que saibam que você os indicou".

Então indico  para todos os blogs....

23 outubro 2009

6 Bombom de Banana

Banana e chocolate,uma combinação perfeita! Eu adoro banana,acho que além de ser uma fruta gostosa e com valores nutricionais,também combina com muitos ingredientes e um deles o chocolate.Na semana passada comprei mariolas sem açucar,(adoro mariolas) e fiquei curiosa em saber como fazer um doce com banana sem açucar.Então mãos a obra e lá fui eu com um quilo de bananas bem maduras ao fogo,adicionei 3 colheres de àgua e depois de mais de uma hora mexendo,saiu o tão esperado doce de banana sem açucar! Não consegui chegar ao ponto igual da mariola, mas já foi um bom começo...Muito bom!  Então, depois de conseguir tal fasanha,surgiu a idéia de fazer bombons com o tal doce e claro com chocolate,afinal as formiguinhas aqui(eu e meu marido) não resistem a um doce.E então surgiu o bombom com banana e chocolate meio amargo.Simplesmente fizemos pequenas bolinhas com o doce e mergulhamos no chocolate derretido.Um teste que deu certo e que rapidinho  desapareceu do prato!

20 outubro 2009

1 Orégano

 O orégano é da mesma família do alecrim,manjericão,alfavaca e hortelã, e também é muito usado em decorações juntamente com sua flores vermelhas.Apesar da identificação com a culinária italiana,os primeiros europeus a utilizá-lo foram os gregos,que produziam com ele vinhos "perfumados".Por essa contribuição aromática,os gregos apelidaram o orégano de "Alegria da Montanha": oros = montanha + ganos = alegria.( Numa alusão ao local da colheita das uvas).

fonte: Revista Só Receitas.

18 outubro 2009

3 Bolo de Chocolate com Creme Trufado

Hoje testei uma receita que há muito copiei de uma revista que já nem lembro mais.A foto infelizmente não ficou boa,assim como a decoração que deixou a desejar rsrsr,mas o resultado é muito bom.

Massa:
4 ovos inteiros;
5 colh (sopa) de açucar;
3 colheres de licor de cacau;(eu usei de café)
2 colh(sopa) de cacau em pó;
5 colh(sopa) de farinha de trigo;
1 colher(sobremesa) de fermento em pó;
margarina p/ untar a forma;
papel manteiga p/ forrar;
Unte uma forma 33x44 cm com margarina,forre com papel manteiga,unte e polvilhe farinha.
Coloque o açucar eos ovos e bata até obter um creme fofo.Acrescente os demais ingredientes e bata bem.Despeje a massa na forma e leve para assar em forno pré-aquecido  a 180C por aproximadamente 40 min.Retire,deixe esfriar e desenforme.

Creme Trufado:
200 gr de chocolate ao leite picado;
1 lata de creme de leite sem soro;
1/2 pote de iogurte desnatado( 100g)
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
Misture o chocolate , creme de leite,manteiga e o iogurte e mexa bem.Leve ao banho maria até derreter o chocolate.Acrescente a essência de baunilha e mexa bem.
Calda:
1/2 litro de àgua;
200g de açucar;
1/2 laranja com casca;
canela em pau,cravo à gosto;
coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo deixando ferver 5 minutos.Coe e deixe esfriar.
Cobertura:
Chocolate derretido ou chantilly.
Montagem:
Corte o bolo em três partes iguais.Molhe com a calda a primeira parte e molhe com a calda  e passe uma camada de creme.Faça isso com a três partes.Como cobertura pode-se usar chocolate ou chantilly.
***
A mesma massa e recheio pode ser usado para fazer rocambole.




15 outubro 2009

4 O Creme Desandou

Você sabia que o chantilly nasceu de um truque usado para consertar um erro?No século 17,um cozinheiro francês preparava sobremesas para um banquete real e bateu demais a nata,passando assim do ponto.O resultado foi um creme mais encorpado,e acabou servindo mesmo assim,dizendo que era uma de suas novas invenções.Resultado: o creme fez tanto sucesso,que aapartir daí,passou a acompanhar todos os doces.Assim nasceu o chantilly!

13 outubro 2009

3 Torta de Panquecas

Eu adoro tudo que leva massa e panquecas não poderiam ficar de fora.Facílimas de fazer,doces ou salgadas,recheadas com carnes,frutas e legumes satisfazem os mais variados paladares. E transformá-las em uma torta cremosa  fica ainda melhor.
Massa de Panqueca:
rendimento: 12 unidades
1 1/2 xicara de(chá) de farinha de trigo;
2 xícaras (chá) de leite;
1 colher(chá) de fermento em pó;
1 ovo;
óleo ou manteiga para fritar;
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por dois minutos.Leve o copo com a massa na geladeira por 30 minutos.Aqueça uma frigideira de 15cm de diâmetro,unte com a manteiga ou óleo e coloque uma concha da massa no centro.Incline a frigideira para que a massa cubra todo o fundo.Deixe dourar ,vire com auxílio de uma espátula,deixe dourar e retire.proceda da mesma forma até acabar a massa.
Recheio de Carne :
400g de carne moída;
2 cebolas médias picadas;
2 dentes de alho picados;
3 tomates picados;
1/2 xícara de(chá) de leite;
3 colh(sopa) de farinha de trigo;
sal,nozmoscada e pimenta a gosto.
Creme:
400gr de cream cheese ou requeijão
2 colheres(sopa) de leite
bata o creamcheese com aleite até obter um creme homogêneo.Reserve.
refogue o guisado com a cebola,alho,tomate e faça um molho.Dilua a farinha no leite e misture para ficar consistente.Acrescente a pimenta e nozmoscada ralada.
Intercale as panquecas com o refogado da carne e o cream cheese.Cubra com cream cheese  e leve ao forno pré aquecido por 5  a 10 minutos.
****
outras opções de recheio: salmão,camarão,palmito.

09 outubro 2009

2 Esfirra ou Esfiha de Carne

Hoje estou postando a receita da famosa esfirra de carne ou Esfiha como é mais conhecida.Eu acho uma receita simples e fica muito saborosa,espero que aprovem!O recheio é claro pode ser variado,eu prefiro carne.Na hora do lanche,hummm vai muito bem.


Massa:
7 xícaras de (chá) de farinha de trigo;
22gr de fermento biológico;
1 copo de óleo de milho;(pode ser de soja)
1 1/2 copo(tipo requeijão) de àgua morna;
1 colher (sopa) de sal;
1 colher de (sopa) rasa de açucar;
1 colher (chá) de nozmoscada moída.
ovo p/ pincelar.

Recheio:
500 gr de carne moída;
2 tomates sem sementes picados;
1 cebola picada;
1 colher(sopa) de hortelã picada;
suco de 1 limão;
sal,pimenta e canela(opcional) à gosto.

Preparo da massa:
peneire a farinha e faça uma depressão no centro.Adicione o fermento,sal,açucar,nozmoscada e o óleo.Vá colocando a àgua aos poucos e amassando. Amasse até obter uma massa macia.Faça uma bola e deixe crescer arpoximadamente 15 min.Enquanto isso prepare o recheio.

Recheio:
Coloque a carne numa peneira e adicione a cebola,tomate,sal,pimenta ,canela.Misture e acrescente o suco de limãoe por último a hortelã.Esprema a carne um pouco para sair o excesso de líquido e reserve.

Abra a massa em forma de uma tira(cordão) comprida e divida em 22 partes iguais.Faça bolinhas com cada pedaço de massa e comece pela primeira abrindo com o rolo.Recheie e feche apertando bem para não abrir.Pincele com a gema e asse em forno pré- aquecido quente por 20 minutos ou até corar.
****Dica: pincelando com o ovo a aparência fica melhor,porém suja mais a assadeira.Eu às vezes opto sem ovo,não muda o sabor e facilita um monte na hora de lavar a assadeira!Também pode-se usar um pouco de margarina quando estiverem quase assadas.Você decide!
Essa receita rende 22 esfirras.

0 Mais um selinho!!!

Hoje recebi um selinho da amiga Alessandra do blog: alessandraarteecia.blogspot.com, obrigada pelo carinho!

05 outubro 2009

1 Colaboração nas dicas e truques!

A nossa amiga Tatiana do blog  panelaterapia deixou duas dicas bem importantes, obrigada amiga.
***Um pouco de vinagre adicionado na própria esponja mistutado com o detergente é ótimo para lavar louças com muita gordura.


***Quando ficar com as mãos cheirando alho, não esfregue com nenhum sabão, apenas coloque as mãos embaixo da água corrente por alguns minutos.

Aproveitando acabei conseguindo umas dicas maravilhosas da amiga Silvia do blog: acasadamolly.blogspot.com.Obrigada amiga por autorizar a cópia de suas dicas.É sempre bom poder contar com amigas...

***Adeus, formigas: "Elas detestam cravos da índia.




Traças, nunca mais: quem já viveu experiência de ver papéis e roupas atacados por traças, pode combatê-las com lavanda. "Faça saquinhos de gaze com as sementes da alfazema ou de lavanda, que você encontra em qualquer loja de produtos naturais", diz. Atenção: são as sementes e não as flores. E coloque os sachês no fundo das gavetas.

Amaciante: segundo a cartilha ecológica do Greeenpeace, as roupas podem ficar macias de dois jeitos. "Para amaciar roupas, adicione 1/2 copo de vinagre ou 1/4 de copo de bicarbonato durante o enxágue."



Banheiros: essa dica também é do Greenpeace. "Para limpeza geral dos banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã."

Janelas e vidros: "Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velho."

Perfumar a casa: fez fritura e a cozinha está impregnada com este cheiro?

Receitinha básica:

Uma é colocar canela em pó e deixá-la esquentar na frigideira. Ela soltará seu cheiro. Quem acha o perfume muito forte pode optar por fazer um chá de cravo e canela. O cheiro vai perfumar a cozinha.

Neutralizar odores: o vinagre tira cheiros indesejados de carpetes. "Quando algum animal fez algo que não devia, ou o tapete está com cheiro estranho" limpeza com um pouco de vinagre diluído em água. Também acaba com o cheiro de queimado na cozinha.

04 outubro 2009

4 Dicas e truques


Sempre em algum momento precisamos de algo que nos ajude a solucionar um probleminha na cozinha e aí ZZZZZZZZZZZZZZ não conseguimos lembrar ...aqui vão algumas  velhas dicas e truques que ajudam a "quebrar o galho"no nosso dia a dia.
***Para conservar a cor dos vegetais,adicione uma pitada de bicarbonato de sódio à àgua do cozimento.
***Limpe o mármore usando um saquinho com sal molhado.
***Nata de leite é ótima para limpar objetos de prata.
***

03 outubro 2009

2 Bolo de Arroz Integral

Sobras de arroz? Invente uma receita.Pois é,hoje resolvi usar a sobra de arroz integral e resolvi fazer um bolo.Ficou gostoso,já tinha feito com arroz branco e o integral também  deu certo.Como não tinha nenhuma receita usei o que tinha no momento.
1 xícara de arroz integral( sobras de ontem)
2 ovos
2 colheres rasas de (sopa )de farinha trigo
1 colher( sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de margarina
1/2 cebola média.
4 colheres de àgua.
tomate,temperos  e sal a gosto
bata tudo no liquidificadot,menos o tomate.Despeje numa forma de bolo inglês untada e enfarinhada,cubra com rodelas de tomate e leve para assar em forno médio por 30 minutos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...