31 julho 2010

4 Niver e Torta Marta Rocha


Mais um ano se passou e chegou meu níver,agora entrei na idade da loba! Cheguei ao " enta"( oh my god!)Foi um dia muito legal,nem sequer me dei conta de que muitos anos já se passaram. Mas o importante é manter o espirito jovem e já ouvi falar que aos quarenta tudo melhora...SERÁ???? tomara que sim hehehe...Passei o dia com pessoas adoráveis,do jeitinho que gosto de festejar meus aniversários.Para completar fiz minha torta favorita: marta rocha.Juntei duas receitas que tinha e substituí as nozes por castanhas (recebi muitas de minha irmã quando esteve aqui no mês passado).Ficou maravilhosa e todos aprovaram,tanto que não sobrou nadinha.Fiquei super feliz,pois foi a primeira vez que fiz essa receita e digamos assim "enjambrada" rsrsrs....e com um ótimo resultado.

Ingredientes:
Massa de chocolate:
6 ovos médios (separados)
1 xícara (chá)  de açucar;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
5 colheres (sopa) de cacau em pó;
1 colher (sopa) de fermento em pó;

(1)Recheio
ovos moles:
12 gemas passadas na peneira;
3 xícaras de açucar (200ml);
1 xícara de àgua;
1 colher (chá) de manteiga;

(2) Crocante de Castanhas
1 xícara ben cheia de castanhas picadas;
2 xícaras de açucar;

(3) Merengue
(200gr de merenguinhos prontos).

Cobertura:
500ml de creme de leite fresco;(nata).
5 colheres (sopa) de açucar;


Preparo:
Massa:
Bata as claras em neve,junte as gemas uma a uma e continue batendo.Acrescente o açucar e a farinha e por último sem bater o fermento. Unte uma forma e asse em forno 180 C por 20 minutos.Reserve deixe esfriar e corte em três discos.

Ovos Moles:
Misture o açucar e a àgua e leve ao fogo sem mexer mais .Quando levantar fervura conte cinco minutos e desligue.Acrescente a manteiga e deixe esfriar.
Passe as gemas na peneira.Junte 2 colheres de (chá) de àgua fria.Misture as gemas na calda já fria e leve ao fogo mexendo sempre até ferver.Tire e deixe esfriar.

Castanhas:
Leve o açucar ao fogo,deixe derreter e misture as castanhas .Desligue o fogo e mexa bem para que o açucar envolva as castanhas.

Montagem:
Umedeça o disco de bolo com uma mistura de leite condensado e leite;
Pprimeiro disco ovos moles;segundo castanhas;terceiro merengue.
Cobertura:
Bata o creme de leite com açucar em ponto de chantilly e cubra decorando a gosto.

27 julho 2010

2 foto do frango empanado


Hoje estou postando a foto do frango empanado referente a  postagem que fiz no dia 17 de julho(como tirar o excesso de gordura de frituras). A minha pequena modelo se chama Karol e veio passar alguns dias aqui em casa e  ajudou na cozinha como uma mini-chef. 

20 julho 2010

5 Bolo Americano de Morangos (Shortcake)



Passando uns dias com minha sobrinha que havia  fraturado o pé, resolvemos inventar algo para comer. Pedimos para que o marido dela escolhesse uma receita na Revista Claudia Cozinha e a escolha foi esse bolo americano. Muito fácil e rápido de fazer e nem preciso dizer que não sobrou nadinha....e ainda ficou com gosto de quero mais!


Ingredientes:

Recheio:

01 cx de morangos grande (1kg);

½ xícara de açúcar;

½ colher (cha) de essência de baunilha;

Massa:

02 xicaras de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
½ colher (cha) de sal;

03 colheres (sopa) de açúcar mascavo bem compactado;

01 colher de ( cha) de casca de limão ralada;

½ xícara (100g) de manteiga gelada e em pedacinhos;

2/3 de xícara de leite;

2 colheres (chá) de açúcar granulado;



Chantilly:

1 ¼ xícara de creme de leite fresco bem gelado;

02 colheres de (sopa) de açúcar;

01 colher (chá) de suco de limão;

01 colher de açúcar de confeiteiro para polvilhar;



Modo de Preparo:

1- Lave e escorra os morangos e corte em fatia.reserve um ¼ deles e reserve.Coloque o restante numa tigela ,junte o açúcar e a baunilha e amasse ligeiramente com um garfo.Cubra com filme plástico e leve para a geladeira por uma hora mexendo de vez em quando.

2- Pre aqueça o forno em temperatura media (180C). Numa tigela peneire a farinha com o fermento e o sal.Acrescente o açúcar mascavo,a casca de limão e os pedacinhos de manteiga e misture com os dedos ate obter uma farofa.Junte o leite e misture para ligar a massa.

3- Preparando o bolo:

Unte uma assadeira com manteiga. Faca oito montinhos de massa e distribua na assadeira um do lado do outro formando um anel.Polvilhe com açúcar e leve ao forno por 35 minutos ou ate dourar.Tire do forno, passe para uma grade e deixe esfriar.

4-Corte a parte superior com uma faca serrilhada formando uma tampa.recheie o anel com os morangos macerados,regando com o liquido que restou na tigela.

5- Numa tigela coloque o creme de leite,açúcar e o suco de limão e bata na batedeira ate foemar picos moles.Espalhe sobre os morangos.Acrescente o restante dos morangos e cubra com a tampa da massa.Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

17 julho 2010

5 Dica do dia: Como tirar o excesso de gordura de frituras.

  Eu não sou muito ligada em programas de televisão,a não ser claro ,quando é culinária ou documentários,mesmo assim são poucos que costumo assistir.Bem,num domingo daqueles, que não se está a fim de fazer nada,passando de canal em canal,procurando algo interessante para assistir,o que é díficil atualmente,cheguei até um canal,não tenho certeza,mas acho que foi no programa da Eliana,no sbt,e estava passando umas dicas legais de cozinha,me chamou atenção a dica de como tirar o excesso de gordura de frituras,principalmente empanados e resolvi testar ontem e deu certo,por isso estou dividindo om vocês.
Ao fritar (eu testei em frango empanado,que foi usado no programa) deixe ao lado uma panela de àgua fervendo e assim que tirar a fritura passe rapidamente pela àgua e põe para escorrer normal.Tira o excesso de gordura que normalmente fica no guardanapo e contnua crocante,muito bom.Afinal foi bom "tentar" assistir um programa de televisão em pleno domingo.Não tenho fotos pois ficaram horríveis,ainda tenho muito que aprender em fotografia,numa próxima vez posto as fotos.

14 julho 2010

1 Polenta c/ Pernil de Porco





Aqui no litoral de Santa Catarina normalmente não faz muito frio,por isso hoje com 14°C se tornou um dos dias mais frios deste inverno.Hora de acender o fogo no fogão de lenha( que tanto queria e ganhei de presente no início do inverno) para fazer aquela polenta e ao mesmo tempo aquecer a casa.Comida quentinha no aconchego da família,nada melhor!Como acompanhamento pernil de porco ao molho com direito à batata doce e cenoura eu gosto muito da combinação docinha da batata com o molho.Um verdadeiro cozido.Sem segredos e um prato que realmente aquece de todas as formas.

Ingredientes p/ molho:

1 kg de pernil de porco;
cebola,alho,pimenta à gosto;
2 cenouras médias;
2 batatas doce médias;
4 tomates picados;
sal;óleo;tempero verde;

Com um pouco de óleo doure o penil,acrescente a cebola,tomate,alho e deixe cozinhar até obter  um molho.Depois que já estiver incorporado,coloque a batata doce em pedaços e a cenoura  até estarem cozidas.

P/ Polenta:
2 xícaras de fubá médio;
5xícaras de àgua(acrescente mais se precisar);
sal;
No fogão à lenha é mais demorado para chegar ao ponto,mas o sabor é bem melhor.

09 julho 2010

4 Bolo Em Espiral


 O bolo em espiral é uma maneira diferente para substituir o rocambole tradicional.Achei a receita numa revista antiga.É um bolo de tamanho médio,se quiser maior é só aumentar a quantidade de bolo em volta.

Ingredientes :
Para a base:
1/3 de xícara (chá) de açúcar;
30g de açúcar de baunilha;
2 c.(sopa) de manteiga;
1 ovo;
1 xícara de farinha de trigo;
Para o bolo:
7 ovos;
3 c. (sopa) de àgua morna;
1 ¾ de xícara (chá) de açúcar;
1 ½ xícara de farinha de trigo;
1 colher de (chá) de fermento;
Para recheio e cobertura:
340g de geléia de morango ou uva;
300 ml de creme de leite; 2 colheres (sopa) de açúcar;

1- Misture o açúcar e o açúcar de baunilha. Junte o ovo,manteiga, e a farinha. Misture bem e deixe repousar na geladeira por uns quinze minutos.

2- Abra a massa e corte um circulo,coloque sobre uma forma de aro  removível untada e polvilhada fure com o garfo e leve ao forno 200°C por cerca de 10 minutos.Retire e reserve.

3-Prepare o bolo: Bata energicamente os ovos com a água morna e adicione o açucar,bata até obter um creme fofo.Peneire a farinha com o fermento e misture aos ovos.Despeje a massa numa assadeira retangular forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de quinze minutos.

4- Retire polvilhe com açucar e desenforme sobre uma folha de papel manteiga e deixe esfriar.
Depois de fria corte o bolo em três tiras iguais e cubra com a geléia.
Enrole uma das tiras em espiral sobre a base do bolo. Em volta desta, enrole as outras duas até preencher a base (caso sobre uma borda pode ser cortada ou deixá-la assim mesmo se preferir).

5- Bata o creme de leite com o açúcar e com o auxílio de uma espátula cubra o bolo.Decore com geléia ou raspas de chocolate.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...