27 agosto 2011

10 Cuca Alemã Com Abacaxi

Sempre que faço cuca, a primeira coisa que lembro é de minha mãe (que infelizmente não está mais entre nós), diante do forno de barro com uma fornada de cucas recheadas. Suas cucas eram divinas! Eu adorava e sempre que podia dava uma mãozinha para cobrir com a farofa e claro aproveitar para comer os grãozinhos de açucar, rsrssrrFoi com minha mãe que aprendi a gostar de preparar guloseimas, tento chegar o mais próximo possível das maravilhas que ela fazia, o que sempre é difícil,afinal," comida de mãe não tem igual"....mas faz lembrar um pouco dela e me faz bem. Como hoje o dia estava nublado ameaçando chuva, ainda está do mesmo jeito, aproveitei para fazer uma cuca e para mudar o costumeiro recheio que sempre uso que é chocolate, fiz com abacaxi. Foi o café da tarde e aprovadíssima.





Ingredientes p/ uma cuca média:
03  ovos;
250 ml de leite integral morno;
1/2  xícara (200ml) de açucar;
1/4  xícaras de óleo;
01 colher de (chá) de sal;
04  xícaras de farinha de trigo;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
1/2 colher (chá) de nozmoscada;
02 colheres (sopa) de fermento p/ pão;(eu uso o seco).
 01 gema p/ pincelar;


Recheio: 

1/2 abacaxi batido no liquidificador rapidamente;
04 colheres (sopa) de açucar;
01 colher (sopa) de amido de milho;
(leve ao fogo o abacaxi e o açucar, deixe cozinhar por 5 min.Dissolva o amido com 02 colheres de água e acrescente cozinhando mais um pouco.Reserve.


Farofa

02 colheres  (sopa) de manteiga gelada;
01 colher (sopa) de açucar;
01 colher de (sobremesa) de açucar de baunilha;
01 colher (sopa) de farinha de trigo;
01 colher (chá) de amido de milho;
(misture tudo até obter uma farofa)

Modo de preparo da massa:


Misture a metade do leite,fermento,um pouco da farinha e o açucar batendo bem.Adicione os ovos e o resto dos ingredientes, deixando a farinha por último colocando aos poucos até  formar uma massa mole, pegajosa. Quanto mais você trabalhar a massa,mais macia vai ficar depois de pronta. Fica nesta consistência:

Deixe a massa crescer até dobrar de volume.Unte uma forma e coloque a metade da massa,cubra com o recheio e o restante da massa.Passe uma gema de ovo sobre a massa e acrescente a farofa.Deixe crescer por 20 min(se estiver um dia frio leva mais tempo) e asse em forno pré-aquecido (180°C)por +- 40 min. (Se começar a tostar por cima cubra com papel alumínio).


19 agosto 2011

4 Talharine Caseiro

Eu já devo ter "falado" isso aqui várias vezes, mas adoro massas.Sou devoradora de todos os tipos de massas e de vez em quando gosto de uma massa bem caseira,aquela com gostinho de sítio que mamãe fazia e com quem aprendi que a verdadeira massa  é aquela que a gente mesmo faz....então vamos  lá, mão na massa mesmo, em todos os sentidos! A foto não ficou boa e faltou um queijinho ralado para dar um toque, mas meu M(marido) está com intolerância a laticíneos, então....só foi no meu prato rsrsrsr.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo;
06 ovos;
01 fio de óleo;
Misture tudo numa tigela, colocando a farinha aos poucos até obter uma massa.
Polvilhe uma superfície plana com farinha de trigo, coloque a massa sobre ela e amasse.
Trabalhe a massa com as mãos por cerca de 10min, até ela ficar lisa e homeogênea.(se precisar mais farinha, acrescente).
Depois que estiver pronta, divida e abra com um rolo de macarrão até ficar fina(2mm).Corte em retângulos e polvilhe com farinha de milho (fubá médio).Enrole como pequenos rocamboles e corte emtiras do tamanho que preferir.
Cozinhe em àgua fervendo até ficar al dente.
Sirva com molho de sua preferência.

12 agosto 2011

9 Mini Pão de Batata Recheado

   Procurando uma receita entre muitas que vou colecionando, achei esta de pão de batata que uma amiga me enviou há muitos anos e até hoje não tinha testado,na verdade ficou esquecida entre as outras. Então num impulso, mudei os planos e pus a mão na massa para testar a receita. Agora ela ficou entre as tops da minha lista.maravilhosa, fica macia,uma delícia. Eu fiz o recheio com calabreza, mas tem outras opções. Embora pra cozinha!

Ingredientes da Massa:
03 colheres (sopa) de fermento fresco de pão;(eu usei o seco)
01 colher (sopa) de açucar;
01 colher (sopa) de sal;
01 copo (250ml) de àgua morna;
01 copo (250ml) de leite morno;
250gr de batatas cozidas e espremidas (ainda mornas);
02 ovos inteiros levemente batidos;
50 gr de manteiga sem sal gelada em cubinhos;
1/2 xícara de (chá) de óleo (milho,girassol,canola) o de soja deixa cheiro na massa;
01 kg de farinha de trigo;

Modo de Preparo:
Dissolver o fermento com o açucar, vira uma pasta.( se usar seco,misture um pouco da água morna).Colocar os ingredientes pela ordem;
Na hora da farinha, ir acrescentando aos poucos.Quando a massa começar a soltar da bacia (consistência de nhoque, meio mole), passe para mesa e comece a " rasgar" com as mãos por mais 5 min.
Coloque o restante da farinha aos poucos para enxugar a massa.Sove por mais cinco minutos.
(dependendo da qualidade da batata pode ir mais farinha, eu tive sorte e foi a medida certa!)
A massa fica macia e fácil de pegar.
Deixar crescer coberta  por 25min ;
Modelar oa pãezinhos, rechear e levar ao forno pré-aquecido (200ºC) até dourar;
O rechei pode ser de catupyri,frango,carne,palmito,calabreza etc.

Rende +- 20 pãezinhos, depende do tamanho.

05 agosto 2011

7 Doce de Physalis

 Há alguns meses recebi de um amigo um punhado dessa fruta, até então desconhecida por mim.Achei muito delicada e ao provar me lembrou um pouco a acidez da acerola.Adorei, ganhei umas mudas e agora já estou com duas plantinhas com frutos.Fiz esse doce e o sabor é maravilhoso.Pode ser usado em vários pratos,surpreende...muito bom! Também pode ser usada como decoração, já que vem dentro de um casulo.Encontrei  uma reportagem sobre a origem e os bens que faz para a saúde como para diabetes,doenças da pele, rins,fígado, colesterol elevado .Se alguém tiver mais curiosidade sobre a physalis e suas indicações,pode achar neste site: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=11807
A receita do doce (geléia) é muito simples:
lave e tire o casulo da physalis.
leve ao fogo com a metade do peso da fruta de açucar e deixe ferver em fogo alto, mexa de vez em quando e assim que ficar no ponto de doce  mole desligue.


Physalis:

Também conhecida como PHYSALIS na Europa e América do Norte, UCHUVA na Colômbia, HOSUKY no Japão e JUÁ, JOÁ, JOÁ DE CAPOTE, CAMAPUM e SACO DE BODE no Brasil, contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...