25 abril 2013

4 Nhoque de Ricota

  Não....não é  29 de fevereiro,...eu sei ....mas nhoque sempre é bem vindo em qualquer dia! Essa receita eu já fiz há alguns dias mas só hoje percebi que ainda não havia sido postada.  Quando li a receita no site da Boa Forma, fiquei tentada em fazer o nhoque. Eu aproveitei que tinha ricota  na geladeira  e então ....."mão na massa". Claro que não pude evitar um molho que já tinha pronto com uma carne de panela picadinha e não segui o light da receita, mas o nhoque realmente  ficou muito leve e aprovadíssimo. Eu não deixei a massa na geladeira como pede a receita e mesmo assim deu certo.Estou deixando aqui a receita original para quem quiser conferir.




Ingredientes

• 600 g de ricota fresca
• 1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado light *(não usei);
• 1 ovo
• Manjericão fresco (para decorar)
• 6 col. (sopa) de farinha de trigo
• 1 col. (sopa) de azeite
• Sal e noz-moscada (ralada a gosto)
• 2 dentes de alho picado
• 1 lata de tomate sem pele *(não usei)
• 2 col. (sopa) de salsa picada
• Óleo de canola (para refogar)*(usei óleo de soja)
Modo de preparo

Amasse a ricota com um garfo. Misture o queijo, o ovo, 2 col. (sopa) da farinha, o sal e a noz-moscada. Leve a massa à geladeira por 30 minutos. Acrescente o restante da farinha, amasse e faça bolinhas. Mergulhe pequenas porções em água fervente com sal. Assim que as bolinhas subirem à superfície, retire-as com uma escumadeira e transfira para um refratário. Reserve. Para fazer o molho, doure o alho no óleo aquecido. Adicione o tomate e o sal e refogue rapidamente. Coloque sobre o nhoque e decore com o manjericão.

Fonte da receita:
http://boaforma.abril.com.br/receitas-light/prato-principal/nhoque-ricota-487827.shtml?

17 abril 2013

0 Bolo de Laranja Fofo

Esse bolo eu fiz há alguns dias atrás ou melhor noites atrás.Na verdade estava sózinha em casa e deu uma vontade louca de comer um bolo. Foi uma daquelas horas que você pensa  em fazer um bolo, porém, ainda não sabe exatamente qual  fará desta vez. Foi então que lembrei de ter visto um bolo de laranja que pareceu ser maravilhoso no blog "Pecado da Gula". Já passavam das dez horas da noite quando quebrei os ovos numa tigela. Segui todos os passos conforme a receita, só teve um "pecadinho", ao olhar a quantidade de farinha que tinha em casa, faltava 1/2 xícara para completar a quantidade que a receita pedia,devia ter juntado os ingredientes antes não é mesmo? Pensei em desistir, mas a vontade era tanta, os ovos já na tigela e não queria sair de casa para procurar um mercado aberto.Foi então que decidi substituir por amido de milho e não deu outra! Ficou maravilhoso e super fofo e o primeiro pedaço ainda provei quentinho!  Só a minha  decoração  que perdeu feio  da Akemi, mas gostei do azedinho que deixou no bolo. Gentem, não deixem de fazer essa receita, fica um bolo maravilhoso.Para quem quiser conferir a receita da Akemi  http://pecadodagula.blogspot.com.br/2012/03/o-bolo-de-laranja-simples-fofinho-e.html





Ingredientes: (Xícara de 240ml)
04 ovos;
11/2 xícara de açucar;
1/2 xícara de óleo;
01 xícara de suco de laranja coado;
02 xícaras de farinha de trigo peneirada;(substituí  1/2  xíc de farinha por1/2 xíc de amido);
01 colher (sopa) de fermento em pó;


Na batedeira bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açucar aos poucos.Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno pre aquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.

1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.Essa calda dá um toque saboroso no bolo.

05 abril 2013

2 Doce de Uvaia

 Quando vim morar aqui há alguns anos já tinha uma árvore em tamanho médio no pátio de casa. Eu não tinha certeza mas parecia ser igual á uma que tinha no sítio quando eu era criança Quando apareceu a primeira frutinha não tive mais dúvidas, era  a "azedinha". Minha vizinha certa vez me perguntou que fruta era e comentei que conhecia com azedinha, mas devia ter outro nome.Então ela falou que se parecia com uvaia.Fui pesquisar na net e acho  que realmente é uvaia. A fruta é "azedinha" por isso o nome que eu conhecia, mas quando está bem madura é doce. Neste ano foi a primeira vez que deu muita fruta, tanto a árvore  como o pátio ficou amarelo de tanta fruta.Foi então que pensei em fazer um doce, afinal não há fruta que não tem o seu valor em culinária não é mesmo? Pesquisei na net  e encontrei várias receitas,descobri se tratar de uma fruta muito usada para acompanhar sorvetes e outros pratos de culinária.Por fim  acabei fazendo o doce do meu jeito mesmo, sem adição de água como a maioria das receitas pedia, já que a fruta é suculenta e ficou com um sabor incrível. No fundo um sabor mais intenso e um pouco ácido, misturado com o doce,aprovado! O mais difícil foi colher as frutinhas já que a árvore é imensa e com caule liso, sem galhos baixos. O jeito foi pegar uma escada e colher dos galhos que consegui alcançar, mas valeu a pena.Já pensei em várias receitas onde vou usar o doce, aguardem que logo, logo estarei postando aqui!



Ingredientes:
Uvaia(usei um pote de 2 litros cheio da fruta ainda com semente);
 Açucar (a metade da quantidade da fruta  sem a semente);
Misture o açucar e a uvaia sem a semente e leve ao fogo.Vá mexendo e assim que a fruta começar a amolecer vá amassando com a colher de pau para que se desmanche mais.Cozinhe até achar que o ponto está bom.Eu deixei cozinhando mais ou menos 1:30h para ficar bem consistente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...